sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Uma discoteca é...

... um sítio onde se ouve música muito alto e se dança.
Autoria: Chocolate

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Primeiro estranha-se...

É regra na família que a licença para se sair da mesa, depois de um lauto repasto, é dada pelo comensal mais velho.
Estavamos nós na casa do Tio Quase-Diácono e da Tia do Gás a terminar o almoço de Carnaval e o Chocolate já fervia com o vislumbre da bicicleta. Não contava era com a regra... Estranhou, envergonhou, hesitou... A solução foi um dos princípios fundamentais da gestão: lidera-se com o exemplo. Ouviu os primos a fazer a pergunta e lá se decidiu.


Ao lanche, vinda do nada, ouviu-se da boca do Chocolate a frase: "Vovó Mi, posso sair da mesa?", repetida mais energicamente ao jantar. Era o intervalo do jogo do FCP e ele não podia perder pitada.

Palavras de ouvido

Depois das "almongas", eis que se apresentam:
- os "burroçados";
- o "estogamo";
- o "atlantic" de Madrid;
- as "gatotas";

- o "imvigo".

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Falando de futebol

Menina: "Os jogadores têm que treinar muito para conseguirem aguentar um jogo completo."
Chocolate: "Eu não sei é como eles aguentam tanto tempo sem fazerem xixi e cocó."

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Carnaval do Chocolate

O Chocolate vai passar as férias de Carnaval com os Meninos. Vai disfarçar-se de Barack Obama!

(Des)evolução

Lista cronológica de contributos portugueses para o mundo:
- ....
- as velas triangulares e a caravela;
- as especiarias e o chá;
- a descoberta do Brasil;
- a mulata;
- o Eusébio;
- a Amália/o fado;
- o Cristiano Ronaldo;
- um cão para o Obama.

Deve ser também um efeito da crise...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

10 milhões de Top Models

Este é o resultado de anos e anos de tradição... Lembram-se das Salas dos Espelhos nas feiras populares? Parece que cada português tem uma réplica em casa ou então é simplesmente mentiroso!

In Jornal de Notícias
"Somos mais gordos do que pensamos"

Os portugueses acham-se mais magros e mais altos do que na realidade são, uma percepção errada que dificulta o combate à obesidade.

"Quando se pergunta, as pessoas dizem sempre que pesam menos e medem mais", disse em declarações à Lusa a endocrinologista Isabel do Carmo.

Os dois tenores

No passado sábado, por voltas das 22.30 horas, tive a oportunidade única e inebriante de assistir a um concerto da famosa dupla de tenores "Menino e Chocolate".
Enquanto eu - entusiasticamente diga-se - via uma novela da TVI (a pedido do mais novo), o duo estendia-se no já mencionado sofá. Não demorou muito até que eu percebesse que era a única alma acordada na sala e que os artistas dormiam placidamente.
Daí ao início da performance foi um instante... Que roncos tão afinados! Sempre no tom e respeitando o compasso! Um regalo para os ouvidos dos mais exigentes! Uma verdadeira sinfonia! Só ao alcance dos melhores!


P. S. - Aguardo com entusiasmo (e tampões) a próxima actuação. Espero que não tragam as tubas...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Hoje em dia, despedir é...

... uma medida estratégica utilizada para corrigir erros de gestão cometidos durante anos, tendo como bode expiatório a crise conjectural.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Chocolate ou Betoneira?

Pois é... Está confirmado! O Chocolate pertence à categoria das betoneiras, ou seja, come como se não houvesse amanhã.
Ele é mortadela (quando há), batatas fritas, carne, "almongas", ketchup, leite chocolatado, pão, queijo, bolachas... Marcha tudo!
Tem é decididamente um metabolismo diferente da Menina... Acho que não engorda.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Mortadela para o Chocolate

Menino: "Podias comprar mortadela. O Chocolate gosta."
Menina: "Não vou comprar mortadela hoje (3.ª feira) para ele só a comer no domingo."
Menino: "Eu vou comendo..."

Resultado: A mortadela acabou antes da visita do Chocolate.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Oprah vs Fátima Lopes

Porquê que a Fátima Lopes está a anos-luz da Oprah:
  1. a Oprah é da cor do Chocolate;
  2. as rubricas de culinária da Oprah são da autoria do Jamie Oliver... a Fátima Lopes tem que levar com o Zé Maria;
  3. a concorrência da Fátima Lopes é o Manuel Luís Goucha... a Oprah tem como convidados personagens como o Manuel Luís Goucha;
  4. a Fátima Lopes tem um concurso que dá dinheiro a troco de chamadas telefónicas... a Oprah tem um concurso em que o vencedor é aquele que consegue dar mais dinheiro;
  5. a Oprah esteve na tomada de posse do Barack Obama (também ele da cor do Chocolate)... a Fátima Lopes viu na televisão;
  6. a Oprah tem um namorado branco... a Fátima Lopes conseguiu casar dentro da mesma raça;
  7. a Oprah entrou num filme vencedor de Óscares... a Fátima Lopes entrou num filme português (ponto);
  8. a Fátima Lopes faz o programa com um pato... a Oprah tem lá o Tom Cruise e a Tina Turner de vez em quando.

Têm em comum uma característica: ambas falam mais baixo que a Júlia Pinheiro!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Quando eu for grande...

... quero ser como a Karen Walker, uma personagem da série "Will and Grace", que basicamente diz tudo o que lhe vem "na real gana".

É uma espécie de Odete Santos americana, mas despolitizada e rica. E bem mais gira...

Domingo ao anoitecer

Não gosto de ir levar o Chocolate à instituição onde mora ao domingo ao final da tarde. Primeiro porque significa que ainda faltam seis dias para o voltar a ver e segundo porque é o momento em que normalmente vejo as outras crianças que moram com ele.

Não gosto porque por detrás daqueles rostos existem histórias que, com certeza, não gostaríamos de ouvir. Algumas, provavelmente, bem mais complicadas que a do Chocolate. Lemos esses relatos nos jornais e pensamos que estão distantes. Mas não estão assim tão longe e são bem reais.

Falhamos como sociedade enquanto houverem crianças a precisarem da protecção de terceiros. É um problema estrutural e de educação. As que moram com o Chocolate e as que estão noutras instituições são as que têm sorte. Têm um tecto, comida na mesa e um colo, mesmo que partilhado. E a hipótese de reconstruírem o sorriso.


P. S. - Se a Marisa Cruz fosse uma gaja em condições e escolhesse os nossos números no Euromilhões, trazíamos mais meninos! Ou se me arranjassem um emprego como gestora num banco!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Para as senhoras

Conhecem aqueles homens de meia-idade (ou mais) que ao passar por vós na rua, nos seus carros bem apessoados e com um cd no espelho do retrovisor, abrandam e olham com o mesmo glamour que um drogado olha para uma dose?

O que será que estes senhores têm na cabeça?!
Não têm espelhos lá por casa?!
Ou acham que TODAS as mulheres que andam no passeio fazem disso profissão?!

Será que acham que os bólides de 1983, importados da Alemanha, têm o mesmo poder da cabina telefónica do Super-Homem e que assim que colocam o cinto se transformam no George Clooney?! Ou que o bigode que fomentam em abundância e lhes esconde os dentes podres os faz parecer com o Brad Pitt no último filme de época?!

Gostava de saber quantas moças engatam com esta técnica…

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Jantar de "almongas"


Pois é... Comemos "almongas" no jantar de sábado. "Almongas" com massa às cores. Foi um sucesso, até porque o molho de tomate é muito parecido com a comida preferida do Chocolate: o ketchup. O menu foi de tal maneira bem recebido que ontem, na viagem de regresso para a instituição, o Chocolate perguntava à prima da Bola-Que-Pincha: "Gostas de "almongas"?"
O pudim de ovos servido à sobremesa sobreviveu ao extermínio total, porque os Meninos tiveram medo dos efeitos colaterais.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O novo dono do sofá


O dono do sofá agora é o Chocolate. Pelo menos ao sábado.
A semana passada foi a primeira em que o fomos buscar ao sábado para que pernoitasse com os Meninos. Dormiu no sofá, mas não se importou nada!
Também à hora que lá chegou não sabia bem onde estava. É como o Menino... Às 22 já é tarde para o ronco. Ao jantar, na casa dos Tios-Avós Mesmo, o sono começou-se a apoderar das suas longas pestanas.
Vai ter que se habituar à "saturday night fever"! Os amigos estão à espera!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Oferta de emprego

Quem não conhece um punhado de candidatos?!
Eu conheço alguns... Não sei é se aguentam mais de 30 minutos...

Anúncio publicado no site net-empregos:
Empresa de eventos pretende identificar palhaços com disponibilidade para a manhã do dia 20 de Fevereiro na Maia. Interessam-nos:

a) palhaços
b) palhaços malabaristas
c) palhaços (ou parelhas) que tenham número de palco para 30 minutos.
Na resposta é fundamental indicar uma ou mais destas referências, bem como o cachet. Agradecemos o envio de fotos ou link onde possamos ver fotos e/ou filmes.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O cúmulo do masoquismo é...


... correr no tapete do ginásio enquanto se vê um programa de culinária do Jamie Oliver.

Jogo viciado


Ontem, perguntámos ao Chocolate quem ele queria que fosse levá-lo ao colégio. Já sabíamos a resposta, mas queríamos ver qual seria o método de decisão.

À mesa estavam o Menino, a Menina e a amiga Canhota. O Chocolate começou a fazer "Pim, pam, pum, cada bola mata um... etc... etc".
Ora bem... depois de umas vinte repetições, nas quais ou era eu ou a amiga Canhota as escolhidas e se ouvia "esta não valeu", o Chocolate lá conseguiu arranjar uma maneira em que o "sortudo" seria o Menino.
A batota do costume!

Que diferença!

Foi há dois meses que fomos buscar o Chocolate para passear connosco pela primeira vez. Não consigo enumerar as diferenças entre esse encontro inicial e o de ontem... São tantas!

Há dois meses atrás, o Chocolate chorou. Dois "quase" estranhos tiraram-no da segurança do colégio com o pretexto de um passeio. Chorou quase em silêncio sentado no banco de trás do carro. Esfregava os olhos compulsivamente para que não vissemos as lágrimas. Fomos buscar também a sobrinha dele, a Rapioqueira, para que tivesse um apoio. Acabou por se divertir por umas horas no cinema. Quando começou a anoitecer, chorou novamente. Nós não insistimos e levámos o Chocolate de regresso ao colégio. Angustiados. Perguntámos se queria voltar a passear no fim-de-semana seguinte e disse que não...

Ontem, enquanto víamos o jogo de futebol na televisão, o Chocolate perguntava, insistentemente, quando tempo faltava para o intervalo. Sabia que quando esse momento chegasse, o Menino o levaria de volta ao colégio. Acho que preferia ficar... Mas também sabe que para a semana volta!